quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um Homem Sério - SERÁ?

Ainda digerindo...
Não é um filme só para ver, é para pensar longamente.
Depois retomo o assunto.
RETOMANDO:
O professor judeu Larry Gopnik leciona matemática e acredita que tudo tem uma causa. Como ele diz ser um homem sério, não haveria motivos para tudo desmoronar na vida dele. Será?

Não é o que se passa no filme. E nem é minha pretensão contar todo o caos em que se transforma a vida dele... O fato é que o protagonista se faz vez ou outra a velha pergunta que todos fazemos ou faremos em algum instante da vida: "O que eu fiz para merecer isso?"

A trama parece querer falar sobre escolhas e como essas decisões podem impactar em verdadeiras “punições”. Deus punindo? Não. Destino? Não mesmo. “Tudo na vida é matemática.” Lebra-nos Larry. Será?

Passei horas pensando nas cenas de Larry procurando respostas junto aos rabinos. Fiquei refletindo sobre o quão duro deve ser quando percebemos que nossa crença, aquela verdade absoluta, ela mesmo, tão sólida que poderia ser cortada em fatias, de repente, sem matemática nem religião que explique, vira pó e se esvai ao léu?
Talvez tenha sido essa desventura de “Um Homem Sério” que ecoou tanto em mim, durante dias...

O que esperar depois de exterminadas todas as velhas verdades? Como criar novos ideais? Afinal a vida é bem mais que um simples e ingênuo ato de fé. Será?

3 comentários:

  1. Amigo, já ouviu falar do filme "A single man"? Estou super curioso para ver. Ah, e agora nas férias reproduzo "Crazy" pra vc, ok? te amo!

    ResponderExcluir
  2. Vc viu A SINGLE MAN?
    Eu comprei o livro. amei o filme.

    é foda qdo sua fé se despedaça. é desesperador. é foda...

    beijos

    ResponderExcluir